Diário de Leitura

Este “pedaço” do meu blog é dedicado ao Diário de Leitura da matéria de Literatura Portuguesa II do curso de Letras da Universidade de São Paulo.

A cada semana haverá um conteúdo relacionado à aula, ou à leitura que foi recomendada pela professora. Conforme palavras da professora, a leitura é subjetiva, de modo a permitir a compreensão teórica.O diário poderá abarcar os textos do curso, intertextualidade com outros materiais, memórias, dicas de aula, etc.

Antes de iniciar o diário, apresento aqui o objetivo da matéria, especialmente para nortear os caminhos a serem percorridos pelo meu diário, para que ele (eu) não fuja muito dos objetivos da matéria.

FLC283 – Literatura Portuguesa II

Professora Monica Muniz de Sousa Simas

 

Objetivos do curso

Fornecer ao estudante uma visão sistemática e histórica da Literatura Portuguesa dos séculos XVIII e XIX, introduzindo o aluno no campo da análise de textos literários neoclássicos e românticos, em seus diversos gêneros. Consolidar os conhecimentos e os referenciais teóricos dos alunos acerca da literatura portuguesa, bem como confrontá-los com o início da literatura moderna em Portugal. Além disso, procura-se capacitar o aluno a refletir sobre os vínculos entre literatura e história, literatura e sociedade, quer em sala de aula, quer na pesquisa acadêmica.

Uma vez meu chefe me viu estudando durante o almoço, lendo sofregamente um longo material da faculdade. Querendo me ajudar, ele me disse que na época de sua faculdade, ele e seus amigos dividiam a tarefa de ler os materiais e compartilhavam entre si os resumos. Desta forma, ele lia na maior parte das vezes apenas os resumos, ao invés de ler os textos originais. Me recomendou fortemente a fazer isso. Para não contrariá-lo (afinal, é o chefe quem paga as contas!), concordei com um aceno positivo da cabeça. Mas, no fundo, tive vontade de dizer que ele então deveria pegar apenas os resumos dos jogos eletrônicos que ele jogava, ao invés de jogá-los por horas a fio durante as madrugadas. Ou, deveria ler os resumos das viagens ao exterior dos seus amigos, ao invés de ele mesmo fazer as viagens.

Aprendi no curso anterior (Literatura Portuguesa I) a desenvolver meu gosto pela leitura, e vou continuar a ler meus materiais enquanto eu puder e tiver tempo. Porque viver de resumo é resumir a vida.

 

Deixe um comentário